terça-feira, 23 de setembro de 2014

Young faz críticas ao processo de implantação das ciclovias



O vereador Ricardo Young (PPS) criticou nesta terça-feira (23/9), em sua fala na sessão plenária, a forma como está sendo conduzido o processo de implantação das ciclovias na cidade de São Paulo. Ele pedalou no domingo em algumas ciclofaixas e ficou consternado com a situação a qual os ciclistas estão expostos!

“Embora eu seja um entusiasta das ciclovias e tenha apoiado o prefeito nesse gesto, é preciso tomar muito cuidado para não agir com escárnio em relação à inteligência da população. A população quer ciclovias, não quer tinta em cima de asfalto e calçadas, como se ciclovias fossem.

As ciclovias estão sendo feitas com tinta sobre asfalto deteriorado. Basta olhar para ver que há intenção política, mas ela não é verdadeira, não é sincera. Falta uma política pública consistente. Há um esforço de ganhar a imprensa e não realmente de criar uma infraestrutura de mobilidade para os ciclistas.

Eu queria sugerir aos candidatos do PT, que são os principais interessados na divulgação dessas ciclovias, que ajudem o prefeito a fazer uma boa política pública, porque nós estamos correndo o risco de uma política pública boa ser desacreditada por incompetência.

As pessoas só vão usar bicicleta, se elas se sentirem seguras. Do jeito que está, elas serão subutilizadas e os usuários de carro poderão dizer: ‘diminuem as vias e ninguém anda de bicicleta.’
Como as pessoas podem andar de bicicleta nessas condições? Se os usuários de automóveis tivessem as ruas tão deterioradas quanto estão as ciclovias, queria ver se eles andariam bem de automóvel também.

Aproveito para desafiar meus colegas a fazerem o mesmo que eu. Pedalem pelas ciclovias e sintam na pele o que estou descrevendo!”

Para ilustrar sua fala, Young apresentou reportagens e imagens de vários pontos da cidade nos quais as ciclovias estão sendo implantadas sem o mínimo de planejamento ou bom senso.

Veja a íntegra do discurso: 

"Sr. Presidente, não só acho, como também creio inspire políticas públicas adequadas.

Mesmo não sendo candidato, queria lhes dizer que assim o fiz. No último domingo, percorri várias ciclovias da cidade. Embora eu seja um entusiasta das ciclovias, tenho apoiado o Prefeito nesse gesto, temos de tomar cuidado para não agir com escárnio em relação à inteligência da população. A população quer ciclovias, mas não tinta sobre asfalto ou calçadas, como se ciclovias fossem.
Vou mostrar a V.Exas. algumas das ditas ciclovias da cidade.

- O orador passa a referir-se a imagens na tela de projeção.

Vejam como estão sendo feitas as ciclovias da cidade: tinta em cima de asfalto deteriorado.

Desci e subi a Avenida Vergueiro e fiquei impressionado com o número de buracos. Não sei como o Sr. Prefeito não caiu no esforço que fez no domingo para descer o trecho de bicicleta. Aliás, aconselho os Vereadores com idade avançada a usarem pedal flex, funciona muito bem.

Voltando às imagens, ao olharmos para essas ciclovias veremos que há intenção política, mas não é verdadeira, não é sincera. Não há uma política pública consistente. Há esforço para ganhar a Imprensa, mas não quanto à criação de uma infraestrutura de ciclovias na cidade.

Sr. Presidente, nesse artigo do jornal há várias fotos de várias ciclovias.

Queria então sugerir aos candidatos do PT – principais interessados nessa divulgação – que percorram as ciclovias para ajudarem o Sr. Prefeito a fazer uma boa política pública. Estamos correndo o risco de ver uma boa política pública ser desacreditada por incompetência. Por quê? Porque as pessoas só vão usar bicicleta ao se sentirem seguras. Do jeito que está ocorrendo, as pessoas não vão usar as ciclovias. Os usuários de carro vão dizer:  “Está vendo? O acesso à via está diminuindo e ninguém anda de bicicleta”. Mas como as pessoas podem andar de bicicleta nessas condições? Queria que os usuários de automóvel tivessem ruas tão deterioradas quanto estão as ciclovias para saber se eles andariam bem de automóvel!

Faço um apelo aos candidatos do PT, à sua Liderança e ao Prefeito: por favor, democratizem, sim, o acesso às vias públicas, estimulem a mobilidade urbana, estimulem a mobilidade humana, mas não enganem a população, não subestimem a inteligência da população, principalmente a dos cicloativistas, dos quais temos aqui um líder, o nobre Vereador Police Neto. São pessoas articuladas, que exercem a cidadania e que estão todos os dias nas ruas da Cidade; daqui a pouco, o Sr. Prefeito vai perder esses novos aliados, os cicloativistas. E digo isso não no sentido de combater uma política pública correta, mas para dizer que a execução dessa política pública está sendo um desastre; e digo isso após ter percorrido todas essas ciclovias.

Muito obrigado, Sr. Presidente. Tenho certeza de que V.Exa. comparecerá, neste domingo, à ciclovia da Vergueiro, pelo menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário