sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

“A única coisa decente que resta à presidente Dilma é renunciar”


O vereador Ricardo Young, líder do PPS na Câmara Municipal, fez durante sessão desta quinta-feira (11/2) uma análise da atual conjuntura política no país agravada pela falta de liderança da presidente Dilma Rousseff. Segundo ele, o Brasil “é um trem desgovernado, sem possibilidade de voltar ao rumo certo. 

“A única coisa decente que resta à presidente da é renunciar ao seu mandato e permitir que o Brasil e as demais forças desse país possam retomar os rumos da nação que está em crise e precisa urgentemente de liderança”. Confira a íntegra:

“Sra. Presidente, Sras. e Srs. Vereadores, boa tarde. Sra. Presidente Edir Sales, muito obrigado pelos parabéns.

Hoje vou usar a tribuna, aproveitando que estamos começando efetivamente o ano letivo, após o Carnaval, para fazer algo que normalmente não faço: tecer algumas considerações sobre a conjuntura nacional.

Usamos esta tribuna para discutir temas da Cidade, e nos esquecemos, muitas vezes, de que a Cidade está num sistema maior, compreendido pelo Estado e pela Nação, cujos acontecimentos influenciam diretamente a Cidade e sua governabilidade.

A reflexão que eu gostaria de fazer com os telespectadores é a seguinte: por que alguém se torna político? Por que alguém recebe um mandato? As respostas parecem bastante óbvias: alguém recebe um mandato para representar interesses ou governar no melhor espírito público. Portanto, pressupõe-se que todo político que tenha um mandato exerça também uma liderança. Afinal, quando S.Exa. representa alguma causa ou algum projeto, precisa mobilizar pessoas, ter credibilidade, além de ser capaz de mobilizar a opinião pública em torno das causas que defende, e que são, na verdade, causas de um segmento importante da população.

Quando falamos de um mandato executivo - prefeito, governador, presidente da República - essa liderança é inequívoca. Imaginem as senhoras e os senhores um presidente de empresa que não tem nenhum comando sobre seus diretores; ou um líder de uma ONG que não tem nenhum comando sobre a sua equipe; ou mesmo alguém que lidere uma grande organização e essa organização não tem governabilidade, porque esta Presidência não tem nenhuma credibilidade. É o que está acontecendo com a Petrobrás. Se nós formos olhar as ações da Petrobrás na bolsa, elas praticamente viraram pó, porque se tornou um elefante desgovernado.

Eu estou trazendo essas considerações para colocar a questão da Presidente Dilma. A Presidente Dilma recebeu votos para governar o País. Governar o País não é tarefa menor. Significa liderar ministros, comandar orçamentos, dialogar com governadores, representar o País internacionalmente, dialogar e fazer acordos com estadistas do mundo inteiro. Portanto, não é tarefa pequena, não é alguma coisa que pode ser feita com falta de credibilidade. Não é uma coisa que possa se fazer sem legitimidade.

O que acontece agora, no País, é uma situação muito assustadora. Nós estamos mais do que em crise; nós estamos sem liderança e completamente desgovernados. Imaginem a situação de um navio num mar revolto, cujo almirante simplesmente desaparece e fica cada um por si, tentando decidir como esse navio vai ser governado ou vai navegar. É exatamente assim que o Brasil encontra-se. A nossa Presidente perdeu completamente a liderança. Não tem a mínima credibilidade. A sua equipe está, cada vez mais, enredada em denúncias de corrupção. Há Ministérios sem credibilidade. O Brasil está em crise. A inflação está sendo projetada em 7,5%. A Bolsa de Valores está caindo e o déficit público está aumentando. Agora mais de vinte governadores estão arriscando desafiar a Lei de Responsabilidade Fiscal uma vez que o Brasil, o Governo Federal o fez.

Portanto, a Presidente Dilma não reúne mais condições para governar, e todos nós estamos sofrendo as consequências disso. Esta Cidade está sofrendo consequências agudas da falta de governabilidade do País. Portanto, a única coisa decente que resta à Presidente da República é renunciar ao seu mandato e permitir que o Brasil e as demais forças deste País possam retomar os rumos da Nação, que está em crise e precisa urgentemente dessa liderança. Muito obrigado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário