terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Young critica violência praticada contra motoristas do aplicativo Uber


Discurso do líder do PPS, vereador Ricardo Young, no retorno dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal nesta terça-feira (2/2) rechaçou a violência praticada contra motoristas do aplicativo Uber nas ruas da cidade, prática incitada por parte de dirigentes dos sindicatos de táxis e políticos. “Não construímos saídas para conflitos com base na violência”.

Segundo Young, os aplicativos vieram para ficar. “A Uber terá de ser regulamentada, como de fato está sendo”. 

“A história está nos mostrando que é o caminho da negociação, o caminho da construção inteligente de saídas e alternativas que vai resolver a questão do transporte individual na cidade de São Paulo”. Veja a íntegra abaixo: 

“Sr. Presidente, Sras. e Srs. Vereadores, telespectadores da TV Câmara São Paulo, cumprimento os nobres Vereadores pelo inicio do ano legislativo. Espero que todos os senhores tenham sucesso em seus pleitos. Esse será um ano carregado de muitas discussões importantes, que tendem a ser eclipsadas pela campanha eleitoral, pelo interesse que todos os Srs. Vereadores têm em se eleger legitimamente.

De início chamo à atenção dos senhores para a questão dos taxistas em São Paulo. Temos presenciado cada vez mais referências às ações violentas dos taxistas contra motoristas da Uber. Isso é bastante preocupante. Primeiro, porque o segmento dos taxistas é pacifico, prestam serviços fundamentais à cidade de São Paulo e não estariam fazendo o que estão fazendo se não fossem incitados pelos sindicatos, pelos políticos e por muitas pessoas que não têm interesse em ver a mudança de situação do transporte individual na cidade de São Paulo.

Os taxistas vieram negociar várias vezes, e, em diversos momentos, foi dito a eles que não negociassem. Aos taxistas foram apresentadas várias possibilidades. Na Comissão de Transporte, criamos um grupo de estudos e oferecemos alternativas. Temos o PL 416, temos o PL que o nobre Vereador Salomão Pereira apresentou, que foi aprovado pelo Sr. Prefeito. Estamos caminhando para construir um novo sistema de transporte individual em São Paulo. Um sistema moderno, contemporâneo, em sintonia com o que há de mais avançado no mundo, e os taxistas só terão a ganhar na medida em que avançarmos nessa regulamentação.

Os aplicativos vieram para ficar. A Uber terá de ser regulamentada, como de fato está sendo. Eu falei aqui, em diversas ocasiões, que os taxistas não se enganassem, não pensassem que agindo corporativamente iriam atingir seus objetivos, porque o Sr. Prefeito seria obrigado – pela população, pelo consumidor, pelo usuário do serviço do transporte individual – a regulamentar a Uber.

Dito e feito: é isso que está acontecendo. Temos de construir a partir dessa tensão, e não levarmos os taxistas a essa situação de violência. Olha o que está acontecendo! A população está se colocando contra os taxistas. Reportagem do jornal Folha de S. Paulo, dessa semana, relatou que uma usuária de táxi disse que nunca mais vai pegar um táxi. Os taxistas estão começando a ser hostilizados pela população porque a população passou a sentir-se insegura em relação aos taxistas. Por obra dos taxistas? Não. Por obra dos dirigentes dos sindicatos de táxi, por obra de políticos que ficam incitando a violência. Chega! Não construímos saídas para conflitos com base na violência.

Acredito que, mais uma vez, a história está nos mostrando que é o caminho da negociação, o caminho da construção inteligente de saídas e alternativas que vai resolver a questão do transporte individual na cidade de São Paulo.

Sras. e Srs. Vereadores, peço atenção de V.Exas. nessa questão. Estamos com uma escalada de conflitos na Cidade. Essa Câmara pode ajudar muito a impedir que o pior aconteça. Muito obrigado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário